Bolsonaro intensifica propagandas no Google na reta final de campanha

    A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentou consideravelmente seus investimentos em anúncios no Google no final da semana passada. Foram despendidos aproximadamente R$ 14 milhões entre quinta-feira (20) e esta segunda-feira (24). Em contraste, no mesmo período, a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destinou cerca de R$ 2,6 milhões para anúncios no Google.
    Esses dados são disponibilizados pela grande empresa de tecnologia americana em uma plataforma de monitoramento de campanhas políticas no Brasil, e as estatísticas são atualizadas em tempo real pelo Google. No total, a campanha de Bolsonaro gastou R$ 22,6 milhões em anúncios no Google, abrangendo tanto a ferramenta de pesquisa quanto o YouTube. O montante desembolsado nos últimos dias representa aproximadamente 60% dos gastos totais da campanha.

    No último fim de semana, o presidente conduziu o que sua campanha denominou de “Super Live”, com a participação de diversos apoiadores. A programação durou mais de 22 horas, iniciando-se no sábado (22) e encerrando-se no domingo (23). Diversas personalidades conhecidas, incluindo o jogador de futebol Neymar e o cantor sertanejo Gusttavo Lima, participaram do evento.

    Alguns dos principais anúncios também direcionavam o público para assistir à transmissão ao vivo que ocorreu no fim de semana.

    A maior parte dos anúncios da campanha bolsonarista foi direcionada ao Sudeste, com ênfase especial no estado de São Paulo. Foram alocados mais de R$ 9 milhões na região, que engloba três dos maiores colégios eleitorais do país (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), representando 43,5% do total gasto com esses anúncios. Desse montante, R$ 5,29 milhões foram destinados ao público paulista, o que corresponde a 23,3% do total.

    A campanha de Lula também focou no Sudeste, de forma ainda mais acentuada do que a de Bolsonaro. Mais da metade dos recursos (51,5%) foi investida em anúncios direcionados ao público de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A maior parte desses recursos, ou seja, R$ 4,95 milhões, foi direcionada à propaganda voltada para o público paulista.

    Por outro lado, enquanto a campanha de Bolsonaro optou por intensificar os gastos com propaganda no Google nos últimos dias, a de Lula direcionou a maior parte de seus recursos nos dias que antecederam o primeiro turno, embora em uma proporção menor do que a registrada agora pelo presidente atual. O petista investiu R$ 5,3 milhões entre 28 de setembro e 1º de outubro.